

Importância da Matemática Financeira
De forma rápida, a pergunta “por que entender sobre matemática financeira ?” teria uma resposta que envolvesse algo como "para os que pretendem gerenciar empresas, ou trabalhar com a parte financeira de alguma instituição é obrigação saber matemática financeira”. Talvez esse discurso tenha algumas variações com a máxima de “que todo conhecimento é válido para o ser humano” ou que“ conhecimento é poder, devemos saber sobre o maior número de assuntos possíveis”. O fato é que, realmente, “conhecimento é poder” e que “ devemos saber sobre todos os assuntos”. Mas nas condições econômicas em que o país tem passado, ter, ao menos, noções de matemática financeira se tornou necessário.
É bastante comum ver cartazes e propagandas de lojas que oferecem a venda de produtos com inúmeras parcelas, taxas diferentes de juros, valores variados e etc. Do administrador de uma loja de móveis, que escolhe uma forma de pagamento viável para seus compradores, até a dona de casa, que é cliente desta loja de móveis, devem aprender a trabalhar com esta área de conhecimento. Esse conhecimento possibilita que o vendedor detenha lucro e a tal dona de casa não seja “'enganada” com valores aparentemente baixos, mas que com o juros aplicados nas parcelas, esse valor fique maior de forma abusiva.
Usando o exemplo acima, podemos citar uma situação hipotética em que ela deve escolher comprar uma cama e está em dúvida se comprará na loja A ou na loja B. Imaginemos que o preço desta cama seja de 800 reais na loja A, que divide o pagamento em 6 meses, com os juros de 0,02 ao mês. Já na loja B a mesma cama custam 600 reais, que podem ser divididos em 5 meses, com os juros de 0,15 ao mês.
À primeira vista, a compra na loja B é mais vantajosa por apresentar o preço menor, apresentar juros maior, mas com uma parcela a menos. No entanto, quando olhamos os números, chegamos a uma conclusão diferente.
Na loja A temos:
VF = VP . (1+i.N)
VF = 800 . (1+0,02 . 6)
VF = 896
Ou seja, o valor total a pagar nessa cama, na loja A são 896 reais.
Já na loja B temos as seguintes condições:
VF = VP . (1+i.N)
VF = 600 . (1+ 0,15.5)
VF = 1050
Portanto, na loja B, ao total das parcelas, foram gastos 1050 reais.
Como foi visto, um valor menor pode enganar. Esse exemplo simplório mostra como a matemática financeira pode nos ajudar em atividades necessárias em nosso dia a dia.
Mas a matemática não se resume apenas em calcular juros. Os juros são uma parte importante da matemática financeira, mas não a representa em sua totalidade. Há outras áreas usadas nessa área na matemática como, por exemplo, a aplicação de médias.
Vários são os exemplos para se mostrar a aplicação de média. É um cálculo que fazemos, muitas vezes sem perceber e que consiste em achar um valor igualitário para todas as partes, na divisão de um todo. Uma aplicação corriqueira de uso de média é que uma escolha precisa saber quantas balinhas, em média, serão distribuídas para os alunos do segundo ano do ensino fundamental, de forma que todos recebam a mesma quantidade de balinhas.
Sabe-se que são 52 alunos, juntando o turno da tarde e o da manhã. A escola obtém 416 balinhas. Logo:
416 / 52 = 8
- Serão distribuídas 8 balinhas para cada criança.
Outra aplicação da matemática financeira que é comumente usado é a estatística. Estatística é um levantamento de algumas de opiniões, sobre determinado assunto. Essas opiniões se transformam em números e são usadas para muitos fins como medir o possível número de votos de um candidato politico, estudar em que área acontecem mais assaltos, quais lugares são mais visitados por turistas brasileiros e etc.
Sendo assim, como vimos, o conhecimento acerca da matemática financeira não é um luxo, mas sim um conhecimento importante para o cotidiano das pessoas. Não é mais uma área que possa interessar apenas estudantes e profissionais de administração e economia. O advento da internet nos deixou a possibilidade de aprender obre assuntos bastante variados e úteis, como o esclarecimento sobre matemática financeira. Outro motivo muito importante para se obter conhecimento a respeito de matemática financeira é por causa do conteúdo cobrado em concursos públicos.